Quantos negócios você já viu que abriram hoje e fecharam depois de poucos meses? Com certeza muitos! Pense naquela barbearia que abriu perto da tua casa a semana passada e depois de um mês fechou, ou por exemplo aquela janela aberta que vendiam hambúrgueres e cachorro que abriu recentemente e que passado 3 meses deixou de existir.
O que aconteceu com estes negócios? Será falta de dinheiro, boa gestão? Pode ser! Mais uma coisa é certa: O negócio fechou porque não validaram a ideia!
Muitas pessoas investiram muito dinheiro em construir um negócio para depois se dar conta de que afinal aquele negócio não tinha pernas para andar.
Se você esta no ramo da tecnologia e quer lançar um novo produto no mercado este artigo foi desenvolvido especialmente para si. Então, como você pode evitar os riscos de seu negócio vir a fracassar? Terá de validar a sua ideia.
Neste artigo você vai 3 maneiras de validar sua ideia sem gastar dinheiro.
Confira:
1 – Faça um plano de pesquisa
A primeira coisa que você deve ter antes de criar a sua ideia é ter um bom problema.
Muita gente se apaixona pela ideia, não comece pela ideia, mas sim com um problema. Você tem de ter certeza que existe um bom problema que vale a pena ser resolvido.
Para saber se o problema realmente é bom o suficiente para ser resolvido, você terá de fazer um plano de pesquisa, o plano de pesquisa tem de ser capaz de lhe ajudar responder as 3 perguntas listadas abaixo com clareza:
- Que problema minha empresa ou ideia resolve, e quão doloroso é esse problema?
- Quem é afetado pelo problema e em que medida?
- Quem já está tentando resolver o problema e quais são seus pontos fortes e fracos?
Com os dados coletados você deverá ser capaz de decidir se a tua ideia resolve o problema e se você avança ou não para a próxima etapa.
2 – Construa um produto mínimo viável
Você precisa ter um MVP, ou seja, uma versão do produto para testar e comercializar no início do processo de desenvolvimento, de modo que quaisquer ajustes ou mudanças sejam uma resposta ao feedback real do público-alvo.
É claro que você não vai lançar o seu produto teste de qualquer jeito, o seu MVP tem de ser capaz de oferecer um valor agregado aos clientes mesmo na fase de construção. O cliente nesta fase tem de perceber que o seu produto consegue resolver o problema dele.
Após a construção do MVP precisa agora testar, como você vai fazer isso? Confira o passo 3.
3 – Teste o seu produto mínimo viável (MVP)
Agora que você já tem o seu protótipo criado, você precisa testar com o público-alvo para poder recolher feedbacks e continuar a fazer as melhorias para a sua versão final.
Como você pode fazer isso? Você pode fazer anúncios tanto no instagram ou Facebook para direcionar as pessoas para uma página especifica, onde elas vão encontrar informações sobre seu produto e como o mesmo resolve o problema delas. Esta página especifica tem de ter alguns campos onde o seu cliente vai inserir alguns dados para que você possa entrar em contacto com eles para vender sua solução.
Existem várias ferramentas para a criação de uma leading page, você pode usar o hubspot, mailchimp, klickpages , wordpress , instapage ou o Wix. Mesmo com o plano gratuito destas plataformas você conseguirá fazer uma boa página de captura.
Acreditamos que com essas 3 dicas você estará em condições de validar sua ideia sem gastar nenhum kwanza.
Então o que é que você está à espera? Arregace as mangas e comece agora a validar sua ideia de negócios.