Quando avaliar a viabilidade do seu projecto empresarial, é conveniente estar atento a algumas questões que poderão levá-lo ao fracasso e que você pode e deve controlar.
1 – Conhecimento escasso do mercado
Falta de informação sobre a procura potencial do consumidor, sobre a dimensão do mercado actual e a previsão da evolução do segmento de mercado onde se pretende operar, sobre a quota de mercado que é realista conseguir e sobre os métodos mais adequados de distribuição.
2 – Produtos desajustados a necessidade do mercado
As características dos produtos ou serviços não respondem às necessidades do mercado.
3 – Esforço de Marketing e vendas ineficazes
Alguns frequentes maus resultados revelam que os esforços desenvolvidos em promoção foram reduzidos, inadequados ou mal orientados.
4 – Falta de previsão relativamente a reação da concorrência
Esta irá reagir à entrada da nova empresa no mercado, quer recorrendo a descontos especiais, quer melhorando a qualidade da sua oferta.
5 – Rápida obsolescência dos produtos
O rápido avanço tecnológico é responsável por uma ou mais rápida obsolescência dos produtos a que é necessário estar-se atento.
6 – Escolha inadequada do momento mais oportuno para lançar a nova empresa
Um novo produto ou serviço deve ser lançado no mercado antes que surja o interesse real pelo mesmo ou a necessidade da sua utilização.
7 – Estrutura de capital inadequada
No começo da sua empresa é aconselhável não gastar muito dinheiro em activo fixo, comece apenas com o que é realmente necessário.