Temos notado um aumento de startups e fintechs no nosso país e já existem vários programas que visam dinamizar e acelerar o ecossistema do empreendedorismo digital tais como: Acelera Angola, Founder Institute de Luanda, Orange Conors, ect.
Mas por um lado temos notado que estas empresas ainda precisam de educação financeira para gerir melhor seus negócios e ter sustentabilidade.
Porque a gestão financeira é importante para qualquer negócio?
O planejamento e a gestão financeira é a chave para sustentar uma startup em um ambiente de negócios altamente competitivo e dinâmico. A falta de planejamento financeiro adequado resulta em perdas monetárias significativas e, por fim, no encerramento da empresa. Portanto, a Gestão Financeira é crucial para que as startups se sustentem e tenham sucesso no longo prazo.
Veja 7 dicas financeiras que eu preparei especialmente para você que vão te ajudar a ter um negócio sustentável:
1 – Estabeleça metas financeiras:
- Metas de receita trimestrais, mensais, semanais, ou mesmo diárias permitem que os proprietários de startups mantenham o controle e façam os ajustes necessários para se sustentar e crescer.
2 – Defina metas
Semelhante a manter a pontuação, definir metas e objetivos é uma parte essencial do sucesso do seu negócio. Use as metas que você definiu como uma ferramenta de planejamento contínuo para garantir que você continue avançando com sua pequena empresa. Por exemplo, defina qual a meta do facturamento para os próximos seis meses e trabalhe junto com a sua equipa para alcançar esta meta. Nunca se esqueça: Sem um objetivo claro você não irá a lugar nenhum.
3 – Use o marketing de alto impacto
É fácil desperdiçar dinheiro em marketing ineficaz. Procure estratégias de marketing de baixo custo e alto impacto para melhorar sua pequena empresa. Teste uma ou duas novas táticas e veja qual tem o melhor desempenho antes de adicioná-la ao seu mix de marketing. As redes sociais é uma excelente forma de baixo custo para promover seu negócio. LinkedIn, Facebook, e Instagram são algumas boas ferramentas para construir uma presença social e atrair a atenção para o seu negócio.
4 – Construa conteúdo de valor
Em vez de fazer muitos panfletos para a sua empresa, faça boletins informativos com conteúdo de valor para cativar seu público.
5– Aprenda a ser um vendedor
Uma área de alto retorno para melhoria de negócios é a função de vendas. Se você trabalha com uma única pessoa ou gerência uma equipe de vendas, deve se concentrar na melhoria das vendas. Para começar, esclareça sua missão empresarial . Ao determinar as áreas em que você se destaca e quem precisa do que você faz, você terá um maior senso de visão e propósito.
6. Motivar a equipe
Uma área de alto retorno para melhoria de negócios é a função de vendas. Se você trabalha com uma única pessoa ou gerência uma equipe de vendas, deve se concentrar na melhoria das vendas. Para começar, esclareça sua missão empresarial . Ao determinar as áreas em que você se destaca e quem precisa do que você faz, você terá um maior senso de visão e propósito.
7- Conheça seus limites
Os proprietários de negócios bem-sucedidos têm uma ideia clara de suas limitações. Conhecendo seu tipo de personalidade empreendedora, você pode gerenciar seus recursos e encontrar ajuda nas áreas de fraqueza. Este é um fator chave para o sucesso. Por exemplo, se você é ótimo em vendas, mas tem menos experiência em contabilidade, concentre-se nas vendas e contrate um contabilista que vai lhe ajudar a organizar suas finanças.
8- Faça uma pausa
Administrar uma pequena empresa é um trabalho difícil. Às vezes, a melhor maneira de melhorar seu negócio e reacender sua paixão é tirar férias . Não subestime o valor potencial de passar algum tempo longe do trabalho.
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