A cada ano a sua empresa perde 14 % dos seus clientes segundo a
revista Business Brief. Estatísticas como esta, tornam o processo de
vendas cada vez mais imprescindível para as empresas. O processo de
vendas consiste em uma sequência de atividades que orientam a equipe
de vendas, que resultam no aumento da produtividade dos seus
colaboradores, das vendas e qualidade de serviços.
Com uma grande variação e competitividade no mercado, seria um
grande risco confiar apenas nas habilidades e talentos do vendedor. Seria
o mesmo que abrir mão de grandes oportunidades para vender o seu
produto ou serviço. É necessário que exista um processo pré –
estabelecido que não apenas um vendedor, mas que uma equipe possa
seguir, para fechar um maior número de vendas, e consequentemente o
aumento de faturamento da empresa. É indispensável a implementação
de um processo de vendas nas empresas.
Gostaria de implementar um processo de vendas na sua empresa?
Então acompanhe as etapas e veja como elas funcionam na prática!
Veja o que abordaremos neste artigo:
O que é processo de vendas ?
Quais os benefícios do processo de vendas ?
5 Etapas fundamentais do processo de vendas
Aprimorar o processo de vendas
Boa leitura!
O processo de vendas é composto por uma série de etapas, que quando
bem estruturado servirá de guia para orientar a equipa de vendas, na hora
de se relacionar com os potenciais clientes, para levá-lo a tomada de
ação e gerar vendas. O processo deve ser funcional, simples e claro para
que seja eficaz.
Quais os benefícios do processo de vendas ?
Assim como o capitão de um navio, que por meio de bússola pode
localizar pontos no espaço,definir rotas e estar pronto para navegar para o
seu próximo destino, do mesmo modo a sua equipe por meio de etapas
bem definidas estará pronta para o fechamento da próxima venda, e por
saberem exatamente que passos seguir, aumenta a produtividade da
equipe, reduz os riscos de gastos desnecessários, e permite alcançar
metas.
A seguir listamos mais alguns benefícios do processo de venda:
Aumento e previsibilidade do faturamento
Optimização do tempo
Treina e desenvolve colaboradores
Reduz erros na operação
Facilita na tomada de decisões
5 Etapas fundamentais para o processo de vendas
Como acima referido, o processo de vendas é composto por várias
etapas, sendo que não existe um único modelo para apresentá-las.
Etapas que podem ser acrescentadas em função das necessidades ou
modelo do seu negócio. Porém a sequência de etapas listadas abaixo,
são as fundamentais, que de certeza farão parte de qualquer processo de
venda.
1. Prospeção
Esta primeira etapa é a ponte que estabelecerá a comunicação com
potenciais clientes. Diversos métodos podem ser usados para o efeito,
quer por meio de plataformas digitais, redes sociais, eventos e outros. O
objetivo principal é obter o máximo de informação do prospectivo cliente,
sua empresa ou modelo de negócio, para posteriormente entrar em
contacto. Primeiro contacto dará início a um relacionamento, então é
importante nesta fase causar boa impressão, e passar algumas
informações valiosas ao prospectivo cliente sobre produtos ou serviços
da sua empresa.
2. Qualificação
Na qualificação, como indica a própria a palavra, é necessário qualificar,
ou seja filtrar as pessoas prospectadas ou conctadas, para identificar
aqueles que têm o perfil ideal ideal e que estão mais propensas a aderir o
serviço ou produto da sua empresa. Porém para o sucesso desta tarefa é
importante escutar e entender as necessidades e dores do Prospectivo
cliente, para que a solução apresentada seja mais adequada para as suas
necessidades.
3. Apresentação
Está na hora de apresentar uma proposta, uma vez que tem reunida toda
informação sobre o seu potencial cliente, incluindo suas necessidades e
dores, a sua equipe está habilitada a propor a solução ideal, para
solucionar os problemas que ele enfrenta ou poderá vir a enfrentar.
Durante o processo é essencial manter um relacionamento de confiança,
por esclarecer dúvidas em relação ao produto ou serviço da sua empresa
e mostrar como os problemas dele serão solucionados. O objetivo é
eliminar qualquer objeção que exista levando-o a tomada de decisão ou
seja o fechamento da venda.
4. Fechamento
Chega o tão esperado momento do processo de venda, a parte em que o
seu potencial cliente, torna-se de fato seu cliente. Após a apresentação da
proposta, é de suma importância que o vendedor seja habilidoso e
conheça técnicas de vendas, como por exemplo gatilhos mentais e
persuasão para que se concretize a venda. Mas esteja certo que, se o
potencial cliente chegou até aqui e etapas anteriores foram seguidas
correctamente a probabilidade dele comprar o seu produto ou serviço e
tornar-se seu cliente são altas.
5. Pós venda
Fechou a venda?! óptimo! É verdade que é o fim de uma venda, mas
também é o início de um relacionamento de confiança com o seu novo
cliente. Vale a pena lembrar que é bem mais dispendioso conseguir novos
clientes do que manter aqueles que a empresa já tem. Invista nos serviços
pós-venda para garantir a satisfação do seu cliente e aumentar as
chances dele posteriormente voltar a comprar o seu produto ou até
mesmo indicá-lo para outras pessoas. Por outro lado também permite
coletar informações para aprimorar o seu processo de vendas.
Aprimorar o processo de vendas
Com certeza o processo de venda é responsável pelo aumento de
vendas, produtividade e serviços de qualidade na sua empresa. É
necessário que seja aprimorado continuamente, o processo deve ser claro
e fácil de entender. Deve envolver todos colaboradores, permitir
mensurar resultados e que seja escalável.
O processo de vendas é um processo vital, que quando estruturado
resulta em ganhos e benefícios significativos para as empresas, sendo
assim, agora que já conhece as etapas, vale a pena dedicar todo tempo
que ele demanda para estruturá-lo na sua empresa.
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