Um dos erros cometidos pelos empreendedores nas suas empresas que nós constatamos regularmente é calcularem de forma errada o preço de venda dos produtos ou serviços. Já vi muitos a dizerem que tiveram um lucro de 100% na venda dos seus produtos. Ter lucro de 100% na venda de um produto ou serviço é impossível!
Os empreendedores cometem este erro porque 99,9 % dos casos é falta de informação e de conhecimento sobre o assunto.
Neste artigo decidi listar os 4 erros mais comuns na hora de se fazer o cálculo do preço de venda. Depois de ler este artigo tenho a certeza que vai passar a calcular o seu produto de forma correta.
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1 – Copiar o preço da concorrência
Imagina que o seu concorrente tem um gasto fixo total no mês de 100.000 AOA, e digamos que ele (seu concorrente) compra do fornecedor 5% mais barato do que você. Enquanto você tem um gasto fixo de 200.000 AOA e compra do fornecedor 5% mais caro. Percebe que a empresa tem estruturas diferentes e você não pode simplesmente copiar o preço que o concorrente pratica? É verdade que existe um preço de mercado, mas você tem de entender a sua realidade, a sua realidade é diferente da do seu concorrente.
2 – Dar descontos não planejados
Muitas empresas para terem mais clientes adotam a estratégia dos descontos sem antes planejar, sem antes ter uma estratégia de descontos. Isso pode te levar ao prejuízo.
Vamos pensar no seguinte exemplo:
Imagine que você vai vender um determinado produto por 100 AOA, desse valor 10% são custos variáveis, o custo da mercadoria é de 40,00 AOA. Fazendo os cálculos 100-50 eu tenho uma margem de 50,00 AOA sobre o preço de venda certo?
Agora você ao vender o produto ao cliente dá um desconto de 10%, ou seja, você vai vender o seu produto agora a 90,00 AOA. Repare que os custos variáveis e o custo da mercadoria eles continuam os mesmos. Neste caso 90-9-40 = 41. Neste caso você tem uma margem apenas de 41%, isso significa que você acabou de perder 18% da sua margem.
Percebeu como você perde dinheiro ao dar desconto sem estratégia adequada de desconto?
3 – Não saber a margem de contribuição
A margem de contribuição é um dos indicadores financeiros mais importantes do seu negócio, ele é muito importante na hora de fazer a formação do seu preço de venda. Mas o que é a margem de contribuição?
Margem de contribuição é o lucro bruto do seu produto.
Saber a margem de contribuição de cada produto ou de cada serviço significa saber aquele produto que dá mais lucro.
4 – Não considerar os gastos fixos
A maioria da empresa considera os seus gastos fixos de maneira errada na hora de calcular o preço. Para você formar o preço do teu produto, você precisar ter todos os seus gastos fixos na ponta do lápis.
O preço que você pratica deve ser capaz de pagar todas as suas despesas fixas tais como: água, luz, internet, renda do escritório, salário ect.