Introdução
Não temos dúvidas que empreender de forma digital é uma das melhorias maneiras de aumentar o seu rendimento e ter mais lucro. Hoje a internet já nos das muitas possibilidades de poder fazer mais com menos e ter sucesso.
Para que você seja bem-sucedido em empreender no seu negócio digital, você precisa cumprir alguns requisitos básicos. Ter um e-commerce é tão trabalhoso quanto ter uma loja física, você terá que trabalhar no duro para poder ter resultados.
Para que você tenha sucessos no seu e-commerce, decidi fazer este artigo com as 10 dicas principais que terá de colocar em prática se quer aumentar suas vendas e ter clientes.
Boa leitura.
1 – Produto e Público Alvo
Não adianta criar um e-commerce achando que vai vender muito se você não tem clareza de quem é o seu publico e também não sabe para quem o seu produto se destina. Fazer uma pesquisa ampla a respeito da concorrência do seu produto, conhecer a fundo o perfil do seu publico comprador é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
2 – Plataforma
Querendo ou não, contar com uma plataforma de loja virtual robusta ou com uma ferramenta que realmente entregue o nosso produto para o nosso publico, pode influenciar diretamente o sucesso do seu e-commerce. Se você optar por investir no Instagram é importante que você use a plataforma da melhor maneira possível com todos os seus recursos; Se você optar pela loja virtual precisa pesquisar qual a melhor estratégia para o seu negocio. Existem plataformas que demandam um investimento maior no início, geralmente são as plataformas personalizadas. Mas para quem está a começar o negócio no e-commerce existem plataformas pré prontas que podem com baixo investimento ou até mesmo sem investimento nenhum de entrada lhe dar todo o subsídio para começar o seu negócio virtual. Plataformas como shopify, WooCommerce, Wix, Tray, Drupal e Odoo podem te auxiliar na abertura da sua loja virtual com um investimento bem reduzido.
3 – Logística
Contar com boas opções de frete é primordial para o sucesso de qualquer e-commerce. Além do envio pelos correios, é importante dar opções de retirar stock na loja, enviar a encomenda para o fornecedor, rastreamento do pedido e logística reversa.
Quando alguém está a começar o seu e-commerce em Angola seria bom numa fase inicial ele atender apenas só uma província ou determinado munícipio, porque tentar atender todo o país pode sair muito caro em termos de logística e as nossas entregas podem ser muito demoradas. Nunca prometa algo que você não pode cumprir em relação a prazos, pois isso pode colocar em xeque o sucesso do seu e-commerce. Serviços como calculo de frete, logística reversa, tempo estimado de entrega e o rastreamento do pedido são essências para manter o seu cliente satisfeito com a sua loja virtual e com o seu e-commerce.
4 – Meios de Pagamentos
Oferecer opções de pagamento das mais variadas para o seu cliente com certeza vai ajudar você a vender mais. Oferecer apenas uma modalidade de pagamento pode restringir o publico que quer comprar de você, mas não tenha a possibilidade de pagar naquele formato oferecido pelo site. Cartão de Crédito, cartão de debito, depósitos são opções importantes para você deixar disponível no seu e-commerce.
As pesquisas mostram que as vendas do seu e-commerce aumentam à medida que você disponibiliza mais opções de pagamento.
5 – Fornecedores
Contar com fornecedores parceiros com quem você pode confiar e que sejam realmente aliados do seu negócio é muito importante para que você não faça falsas promessa. Se você mesmo é que produz o seu produto isso facilita um pouco, mas você precisa estar atento a todas as promessas e a tudo que você coloca como garantia do seu produto no seu e-commerce.
Abaixo como escolher seu fornecedor:
- Qualidade e produção: Se possível, peça amostras para examinar se as mercadorias são bem feitas e atendem as necessidades do seu público-alvo.
- Localização: Saiba se os fornecedores estão próximos e quanto tempo demoram a realizar uma entrega.
- Suporte e reputação: busque informações se as empresas são bem-conceituadas e se oferecem suporte aos clientes.
- Preço: faça um planejamento financeiro e avalie quais ofertas cabem no seu bolso, aqui custo benefício deve falar mais alto.
6 – Concorrência
É muito importante saber o que o seu concorrente está a fazer para que você possa fazer igual ou melhor do que ele. Visitar outras lojas, fazer compras testes, cadastrar-se na newsletter de outras lojas e avaliar o preço dos produtos é muito importante para que você consiga criar um diferencial e consiga entender aonde você pode competir, seja por preço, seja por nível de serviço, qualidade de entrega em prazo etc…
Nem sempre você vai conseguir ter o melhor preço do seu produto, mas isso não significa necessariamente que você não possa ser competitivo no mercado.
Como investigar o concorrente
- Visite suas lojas e redes sociais
- Faça compras testes para observar como funciona o checkout e se o mesmo está otimizado (em relação ao cadastro, segurança e meios de pagamento, por exemplo)
- Cadastre-se na newsletter para saber como eles se comunicam e divulgam os produtos
- Avalie o preço em comparação ao seu preço e defina uma estratégia de posicionamento por preço, ou entrega de valor diferenciado, cobrando mais caro que a concorrência.
7– FAQ E SUPORTE
É muito importante que o seu cliente se sinta acolhido na sua loja virtual, é importante que você tenha um atendimento facilitado, de preferência via WhatsApp ou Messenger, é importante que você tenha uma comunicação clara e humanizada para que ele não se sinta atendido por um robô, e também é importante que você tenha um tempo de resposta adequado. Demorar demais pode fazer com que o seu cliente simplesmente abra uma nova aba no navegador e compre do seu concorrente.
É imprescindível que o seu e-commerce tenha uma área de perguntas frequentes para que você não precisa estar respondendo sempre as mesmas perguntas, isso é muito fácil de fazer e você pode passar um tempo coletando esse tipo de informação para então disponibilizar no site. Algo muito importante também é solicitar feedback dos clientes e colocar isso em formato de depoimento no seu site, fazer isto faz com que aumente muito a confiabilidade do seu negócio.
Deixar os contactos visíveis na sua plataforma também faz com que aquelas pessoas que estão em dúvida se compram ou não de você possam encontrar uma maneira de contactar mais facilmente.
8– Layout
O Layout pode ser um fator crucial para o sucesso do seu e-commerce. Se você tem um negócio muito personalizado é importante que consiga transmitir isso em uma linguagem clara e uma interface de fácil navegação. Não é importante ter o Layout mais lindo do mundo, mas é importante que o layout reflita o que o seu negócio realmente faz e o que ele integra.
Esteja atento a qualidade das imagens dos produtos, em ter os contactos de forma muito clara. A área de categorias deve ser muito bem organizada para não gerar confusão no seu cliente. No rodapé do site é importante que contenha todas as informações necessárias para o cliente não precisar recorrer até você.
9– Redes Sociais
É importante que você tenha uma presença realmente atrativa tanto no Facebook quanto no Instagram. Também avalie a possibilidade de estar em outras redes como Pinterest onde muitas pessoas pesquisam por imagem e no Youtube onde você pode fazer review dos seus produtos e até mesmo falar de forma mais prolongada a respeito das funcionalidades e das vantagens de cada um deles. Ativar as funcionalidades como Instagram shopping e Facebook store vai lhe ajudar a ter uma gama de canais de venda maior.
10 – Métricas
É importante medir quanto o seu e-commerce está a evoluir, e para isso é imprescindível que você tenha ferramentas como google analitcs para você poder medir os acessos ao site, o número de vendas e todos os outros aspectos de quem visita o seu e-commerce. Através do painel de estatística do seu e-commerce também é possível acompanhar outros dados como os produtos mais vendidos, aqueles com maior receita, os produtos com baixo stock e também acompanhar o funil de vendas da sua loja e entender quais são os clientes que a cessam o seu site, mas que não compram e ir até eles para entender o porquê disso.
Temos a plena certeza que se você levar em conta as dicas que mencionamos acima, seu e-commerce terá muito sucesso.
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